Breaking News

Brasil: formação universitária oferece o dobro da remuneração em relação às pessoas que concluíram apenas o ensino médio



Por: infomações de Bruno Alfano - O Globo

Curso universitário garante maior remuneração, na média, maior que o dobro dos ganhos de quem concluiu apenas o ensino médio.

Esses dados foram divulgados pela Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicados no relatório Education at Glance, divulgado nessa terça-feira (9).

A pesquisa comprovou que a educação escolar garante mais chances de se conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Cerca de 8% dos jovens adultos que concluíram o ensino médio estão desempregados. Os números sobem para 10% de desemprego entre os jovens que não concluíram o ensino médio.

Já entre os que concluíram uma faculdade, essa proporção cai para apenas 5%. Na OCDE, essas faixas são de 13%, 7% e 5%, respectivamente.

Especialistas e gestores educacionais, no entanto, apontam que o Brasil vive um momento de descrença na educação entre os jovens.

Pesquisadores apontam que o absenteísmo crônico (alunos que faltam 10% ou mais das aulas durante o ano letivo) nas escolas explodiu e que o mercado de trabalho está atraindo até adolescentes que não precisam complementar a renda em casa.

Uma outra publicação da OCDE, o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS, na sigla em inglês), também aponta que 21% dos alunos brasileiros faltam pelo menos uma vez na semana as aulas, o terceiro maior patamar entre 36 países analisados.

Nesse grupo, estão nações como Chile, Turquia, Alemanha, Itália, Espanha, Japão e Coreia do Sul. A média entre eles é de apenas 13%.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.