Peixe gigante coloca em risco espécies do Rio São Francisco
Especialistas alertam para os riscos ambientais causados pela presença do pirarucu no Rio São Francisco, em reportagem do Portal G1. O peixe foi capturado por pescadores na cidade de Malhada, no Sudoeste da Bahia.
Segundo o professor da UFBA, Francisco Kelmo, o pirarucu, natural da Amazônia, é um predador voraz e pode ameaçar a sobrevivência de outros animais característicos da região. Segundo o especialista, as principais presas são outros peixes, crustáceos e pequenos animais aquáticos.
A reportagem não esclarece como o peixe foi parar no São Francisco, mas o pesquisador acredita que tenha escapado de criadouros próximos ao rio.
"Em período de cheia, pode haver rompimento destes criadouros ou tanques, permitindo a fuga dos peixes, que passam a viver livremente nas águas do rio, readaptando-se à vida livre", explicou.
O professor defende a criação do pirarucu como uma forma de conservação da espécie, que é ameaçada pela sobre pesca e pela destruição ambiental. No entanto, destaca a necessidade de seguir o processo legal, que inclui o licenciamento ambiental, além de criar formas de evitar fugas.
Nenhum comentário
Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.