Estudo indica que um terço dos homens possui uma das variantes do HPV
Foto: reprodução |
Um estudo publicado na edição mais recente da revista The Lancet estima que um terço dos homens carregam uma das variantes do HPV, responsável por cerca de 300 mil casos anuais de tumores no útero, ou cânceres do pênis, reto ou gargante, nos homens.
Os pesquisadores analisaram estudos sobre a saúde sexual de 44 mil homens, em 35 países, entre 1995 e 2022, a partir de coletas de material biológico feita nos órgãos sexuais dos voluntários.
Os dados demonstraram que 31% dos homens examinados acima dos 15 anos apresentava alguma variante do vírus. O HPV-16 foi encontrado em 5% deles. Essa é uma das variantes mais associadades ao desenvolvimento de tumores.
"Todos os resultados dos cerca de 6 mil estudos obseravdos mostram que homens sexuamente ativos, independenemente da idade, são um importante resrvatório da infecção genital pelo HPV", afirma o estudo. Com informações do Metrópoles.
Nenhum comentário
Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.