Breaking News

Covid-19: Prefeito de Igaporã diz que momento “exige medidas duras”



Por: Lucimar Almeida / Jornal do Sudoeste

Embora com sintomas leves, mas cumprindo isolamento recomendado pelas autoridades sanitárias para as pessoas testadas positivamente para o Novo Coronavirus (Covid-19), o prefeito de Igaporã, Newton Francisco – Neto – Neves Cotrim (PT), determinou a decretação de medidas mais duras para combate à pandemia no município, que depois de ter o quadro epidemiológico praticamente controlado, experimenta um exponencial aumento nos primeiros vinte dias de janeiro.

Os dados oficias apontam que a situação hoje é mais preocupante do que a registrada no ano passado, justificando o entendimento do gestor que hoje o cenário é muito pior, em matéria de contágio, do que do pior momento da pandemia em 2020 e 2021.

Na sexta-feira (21), através do aplicativo WhatsApp, o prefeito Newton Francisco – Neto – Neves Cotrim (PT) concedeu entrevista exclusiva ao JS, destacando as medidas que foram decretadas no último dia 19 para combate à disseminação do Novo Coronavirus (Covid-19). “Estamos tendo um início de ano muito difícil. Enfrentamos um surto de Covid19 em Igaporã que levou a óbito vários conterrâneos. No momento, lamentavelmente já contabilizamos 23 óbitos. São 955 casos confirmados, o que significa dizer que próximo de 6% da população igaporaense, pelos dados oficiais, já foi acometida pela Covid-19. Destes, 834 pacientes foram curados e temos neste momento, 98 casos ativos. Esses números só não são maiores, graças ao esforço dos profissionais da área de Saúde, a intensificação da vacinação e a colaboração da população que em dado momento, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias, possibilitou que pudéssemos ter zerado os casos positivos em Igaporã”, apontou o prefeito.

O prefeito destacou que o surgimento de novos casos de pessoas infectadas, no último mês de dezembro, obrigou o Governo Municipal a adotar novas medidas restritivas para retomar o controle da doença. Segundo o prefeito, em dezembro foram editados Decretos com restrições e adotadas medidas visando o controle da disseminação do contágio. “(Em dezembro de 2021) Editamos Decretos restritivos; promovemos a intensificação da fiscalização pela Vigilância Sanitária; implementamos ações de conscientização e, reestruturamos o Centro de Covid-19, o que tem sido positivo, mas houve um relaxamento das pessoas na observância das diretrizes recomendadas [isolamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos], além disso, o deslocamento de pessoas nas últimas semanas tem sido intenso e vários municípios da região permitiram aglomerações, muitas pessoas fizeram viagens de final de ano, e com isto o vírus voltou a circular com mais força, aumentando o número de pessoas contagiadas em Igaporã”, lamentou o prefeito.

O petista lembrou ainda que Igaporã, por sua localização geográfica privilegiada, tem sua sede cortada por uma importante Rodovia (BR-430), que serve de ligação entre os Estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal das praias do litoral Sul da Bahia, que nesta época do ano tem um fluxo de pessoas bastante intenso, proporcionando, dessa forma, um exponencial aumento do risco de contágio. Além disso, reforça o prefeito, o surgimento da nova variante do Coronavirus – a Ômicron – bem mais contagiosa, tem obrigado o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de toda estrutura administrativa, redobrar a atenção e os cuidados para evitar que haja o colapso do Sistema de Saúde e, principalmente, para preservar a população.

“Os casos de Covid-19 cresceram em todo o Brasil e aqui em Igaporã temos adotado diversas medidas para conter o avanço do contágio e salvar vidas, mas o sucesso do combate a pandemia depende e muito da colaboração da população. O uso de máscaras de proteção faciais, a higienização das mãos com álcool 70º, o afastamento social e o isolamento dos contaminados são extremamente importantes para termos êxito no combate a pandemia em Igaporã”, aponta o prefeito, acrescentando estar esperançoso que a situação venha ser o mais rapidamente possível controlada.

O prefeito aproveitou para mais uma vez, publicamente, agradecer aos profissionais da área da Saúde, todos, sem exceção, do prestador de serviços gerais ao médico intensivista, que tem dedicado parte de sua vida, inclusive colocando em risco a própria vida, para enfrentar a epidemia. O agradecimento a esses profissionais, destacou o prefeito, deve ser feito pela população obedecendo as recomendações e mantendo todos os cuidados de prevenção, além, evidentemente, de vacinar-se e levar os filhos para serem vacinados.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.