Breaking News

Cheia no São Francisco deve se manter até abril, segundo especialistas

Foto: Notícias da Lapa

Mesmo com a redução das chuvas na região, o nível do Rio São Francisco continua a subir, isolando comunidades rurais e desalojando a população ribeirinha.

Em Bom Jesus da Lapa, o rio atingiu 8,92 metros acima do nível normal, de acordo com a Agência Nacional de Águas (Ana), que possui um local de medição próximo à ponte Gercino Coelho.

Somente na Ilha de Mariquinha mais de 80 imóveis foram invadidos pelas águas. Na localidade da Barrinha, os quiosques estão submersos. Moradores disseram que o rio não se mantinha cheio por tantos dias desde 1992.

Foto: Notícias da Lapa

Várias comunidades estão isoladas na zona rural depois que as águas do São Francisco romperam e interditaram a estrada que dá acesso à localidade quilombola do Juá Bandeira. Os barcos são a única forma de transporte para os moradores.

Em Carinhanha, a cheia atual já supera o nível de 2012, de acordo com moradores das terras inundadas pelo Rio, que já atingiu 8,1 metros acima do nível normal.

Malhada. Foto: via Alerta Bahia

Na zona rural de Malhada fazendas e povoados estão com acessos bloqueados e a população utiliza barcos para se locomover. Os moradores acreditam que a cheia atingirá os níveis de 2007, pois as águas continuam subindo.

Segundo especialistas em meteorologia, as chuvas continuarão até meados de abril, mantendo a subida no nível do São Francisco. Com informações do Alerta Bahia e do Notícias da Lapa.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.