ESPECIAL! Atletas de Igaporã conquistam vitórias e levam o nome da cidade ao pódio do atletismo
O esporte de Igaporã vive um momento de grande orgulho. Atletas da cidade têm se destacado em competições de futevôlei, atletismo e ciclismo, conquistando medalhas e levando o nome do município a diversas regiões da Bahia. As vitórias recentes refletem o talento, o esforço e a determinação que levaram à conquista das primeiras colocações.
| Ivanzinho, conquista o baiano em Conceição do Coité. |
Entre os destaques, estão atleras como Igor Andrade, no futevôlei, que já foi tema de reportagem anterior (veja aqui), e José Ivan Viana, ou Ivanzinho, como é popularmente conhecido na cidade e no circuito esportivo, que conquistou o primeiro lugar no Campeonato Baiano de XCM, na etapa única realizada em Conceição do Coité, no último final de semana. “Treino todos os dias com o sonho de representar Igaporã em competições regionais. Cada conquista é resultado de muito esforço”, afirmou o ciclista após a vitória, em mensagem enviada à Web Rádio Igaporã.
| Celeste e Di, em Bom Jesus da Lapa. |
Nas competições femininas, várias atletas alcançaram o podium desde o início deste ano. Competidoras vitoriosas como Celeste Fernandes, Iudilma Lina (Di), Érica Minó, Zilma Oliveira, Vânia Cacilda e Isadora Mendes terminaram as provas nas primeiras colocações. "É muito bom ver o esporte crescendo na cidade. Quero continuar treinando e inspirar outras pessoas a acreditarem no seu potencial”, destacou Celeste.
As conquistas são resultado de um trabalho conjunto entre atletas, famílias, escolas e o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que vem promovendo ações voltadas ao incentivo de práticas esportivas. O secretário municipal de esportes lazer, Arquiles Mendes, ressaltou que o município está empenhado em fortalecer o atletismo:
| Isadora, campeã em Guanambi. |
“Temos talentos incríveis em Igaporã. Nosso papel é oferecer estrutura, acompanhamento técnico e oportunidades para que esses jovens possam desenvolver todo o seu potencial”, afirmou o secretário.
Em conversa com nossa reportagem, o ciclista Ivanzinho comentou que o apoio oferecido pela Secretaria é insuficiente para os gastos que ele assume, ao realizar as longas viagens para participar das competições, em diferentes regiões do estado. As outras atletas afirmaram que sempre foram atendidas quando buscaram apoio da Secretaria, mas não comentaram sobre o problema apontado por Ivanzinho.
Com cada troféu conquistado, os atletas e as atletas igaporaenses mostram que o esporte é também uma poderosa ferramenta de transformação social e que o nome de Igaporã continuará brilhando nas pistas e trilhas.
Conquistas alcançadas nas competições de 2025.
Ivanzinho – campeão do Desafio XCM, em Belo Campo, da Maratona dos Cristais, em Brotas de Macaúbas, do Desafio de XCM, em Tabocas do Brejo Velho, do Desafio da Serra Geral XCM, em Macaúbas, do Desafio XCM de Mucugê, do Desafio dos Gerais XCM, em Caetité, da 5ª Etapa do Campeonato Baiano de Cicliscmo de Estrada, em Feira de Santana, e o primeiro lugar do Campeonato Baiano de XCM, etapa única, em Conceição do Coité.
Ivanzinho ficou em segundo lugar na primeira etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada, disputada em Salvador, na etapa realizada em Castro Alves, e no Campeonato de XCM realizado em Barra da Estiva. Atualmente, o atleta é o líder do ranking baiano de XCM.
Celeste Fernandes – a atleta esteve no pódio em todas as competições: segundo lugar na Meia Maratona da Capital da Fé, em Bom Jesus da Lapa, na Corrida da Caatinga, em Caetité, e na Corrida da Emancipação, em Brumado. Ela ficou em terceiro lugar na Corrida da Emancipação, em Ibotirama, na 4ª Corrida Vem Correr Comigo, em Guanambi, na Corrida da Independência, em Igaporã, e na 1ª Maratona de Caetité.
Érica Minó – conquistou a primeira colocação na Corrida da Independência, em Ibotirama, na Corrida Caatinga, em Caetité. Ela ficou em segundo lugar geral na Corrida Fast Run, em Guanambi, na Corrida Vem Correr Comigo, também em Guanambi, e o no terceiro lugar geral na Corrida da Independência, em Igaporã.
Iudilma Lina (Di) – campeã na Corrida Santa, em Mucugê, na Meia Maratona da Capital da Fé, em Bom Jesus da Lapa, na Corrida da Independência, em Igaporã. Di também esteve no pódio, ocupando o quarto lugar na corrida Caatinga Extrema, em Caetité. A atleta já participou de várias competições em Salvador e da Maratona Internacional de São Silvestre, em 2024, disputada em São Paulo.
Zilma Oliveira – campeã na Rio de Contas Trail, em Rio de Contas, e na Corrida Caatinga Extreme, em Caetité. Em conquistou o segundo lugar na Corrida da Independência, em Igaporã, e o quarto lugar na Corrida Fast Run, em Guanambi.
Isadora Mendes – com os seus 17 anos, a atleta já coleciona vários títulos, além de segundos e terceiros lugares. Ela conquistou o primeiro lugar na Corrida Lú Cosméticos e na Corrida da Independência, em Igaporã, na Corrida da Emancipação, em Ibotirama, e na Corrida Vem Correr Comigo, em Guanambi. Ela chegou em terceiro lugar na Meia Maratona da Fruticultura, em Petrolina, na Caatinga Extrema, em Caetité, na Meia Maratona da Capital da Fé, em Bom Jesus da Lapa, e o quarto lugar no Desafio Running de 5 km, em Guanambi.
Nenhum comentário
Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.