Breaking News

Prefeitura de Igaporã desenvolve projeto de fortalecimento das comunidades quilombolas


A Prefeitura de Igaporã desenvolve um projeto de fortalecimento e apoio às comunidades quilombolas de Passagem da Pedra, Gurunga e Lapinha, reconhecidas oficialmente, além de outras em processo de certificação. O objetivo da administração municipal é criar um coletivo que abranja todas as comunidades quilombolas do município.



O projeto Racismo Ambiental e Justiça Climática, coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio das secretarias de Educação, Agricultura e Saúde, conta com o apoio da Universidade do Estado da Bahia, da empresa Renova Energia e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igaporã.



Como parte do cronograma de ações do projeto, a Secult organizou o Primeiro Encontro de Comunidades Quilombolas de Igaporã: identidade, território e resistência (veja aqui), no dia 14 de setembro, na comunidade de Lapinha, com participação da professora Rosemária Joazeiro e do professor Nivaldo Dutra, da Uneb de Caetité.



"Neste momento tão especial, tivemos a honra da presença das comunidades quilombolas de Gurunga, Passagem da Pedra, Lapinha e também da futura comunidade quilombola da Caiçara. Cada participação trouxe consigo histórias, memórias e a certeza de que a resistência quilombola segue viva e pulsante", publicou a Secult em suas redes sociais.



Por: Diretoria de Comunicação

Durante todo o dia a programação foi desenvolvida com apresentações culturais de capoeira, cantigas de roda e reizado, além da realização de oficinas de tranças e exames por agentes da Secretaria de Saúde, que aferiram pressão arterial e fizeram testes de glicemia.

O calendário de eventos prevê novas ações até o final do ano.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.