Breaking News

Prefeitos firmam cooperação técnica para segunda etapa de construção da Adutora da Fé

Foto: reprodução

Os prefeitos de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, de Riacho de Santana, João Vitor, e de Igaporã, Neto Cotrim, assinaram o Termo de Cooperação Técnica, proposto pela Codevasf, para administração do sistema de captação e distribuição de água da Adutora da Fé, que abastecerá os três municípios com águas do Rio São Francisco.

A primeira etapa da obra foi concluída para a cidade de Bom Jesus da Lapa. Os outros dois municípios aguardam o reinício dos trabalhos, para a complementação do projeto, que atenderá as cidades e algumas localidades da zona rural.

Atrasos


O cronograma de obras está atrasado, conforme previsões feitas no mês de fevereiro de 2025, em reunião virtual realizada pelo Governador Gerônimo, representantes do Governo Federal e os prefeitos dos três municípios.

O anúncio inicial, em fevereiro, determinava o prazo de 2 meses para o início da segunda etapa da obra, com a construção da estrutura para Riacho de Santana e Igaporã. No entanto, vários meses se passaram sem o início da etapa anunciada.

A obra deverá custar 258 milhões, paga com recursos da privatização da Eletrobrás. O Governo Federal destinou os valores para várias obras estruturantes no Nordeste, entre elas, a Adutora da Fé.

O governo calcula que a Adutora irá atender cerca de 140 mil pessoas em Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã. Nesses dois últimos municípios, o abastecimento será estendido até comunidades da zona rural.

Atualmente, Igaporã conta com água captada na Lagoa da Torta, Barragem do Salgado e dezenas de poços artesianos administrados pelo SAAE e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.