Breaking News

Governo Federal oficializa romaria da Lapa como Manifestação da Cultura Nacional



Por: Marina Dantas - Rádio Senado

A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é uma manifestação religiosa que reúne milhares de fiéis para celebrar a devoção ao Senhor Bom Jesus, considerado padroeiro da cidade que leva seu nome, Bom Jesus da Lapa. A celebração agora é considerada Manifestação da Cultura Nacional, após a sanção da lei pelo presidente Lula.

A capital baiana da fé reúne, anualmente, milhares de fiéis entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, período em que os romeiros fazem promessas, agradecem, renovam a fé e participam de missas e confissões. A festividade é realizada há mais de três séculos e é a terceira maior romaria do país.

A proposta, de iniciativa do deputado federal Arthur Oliveira Maia, do União da Bahia, contou com o voto favorável, no Senado, da relatora senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, na Comissão de Educação e Cultura.

O relatório, lido pelo senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, destacou o impacto social e econômico da romaria que movimenta o turismo, a economia local e integra diferentes comunidades.

"A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é uma das mais antigas e expressivas manifestações culturais e religiosas do Brasil, reunindo anualmente centenas de milhares de fiéis no Estado da Bahia. Seu reconhecimento como manifestação da cultura nacional fortalece a valorização das tradições que fazem parte da identidade do povo brasileiro, garantindo que essa prática, transmitida de geração em geração há mais de três séculos, continue sendo preservada e incentivada", comentou o Senador Flávio Arns.

A nova lei autoriza, ainda, o fomento de atividades relacionadas à romaria como políticas públicas de segurança, a realização de cultos e eventos, a integração e apoio dos romeiros no trajeto até o Santuário do Bom Jesus da Lapa e em todas as ações do evento cultural, e o registro da romaria como bem cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.