Aumenta o número de jovens que praticam a autoagressão entre 10 e 19 anos
A cada 10 minutos, pelo menos um caso de autoagressão envolvendo crianças e adolescentes com idade de 10 a 19 anos é registrado no Brasil, segundo dados divulgados, nessa segunda-feira (22), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Adotar uma postura de escuta e acolher esses adolescentes é fundamental, destaca a SBP, que pede atenção aos sinais considerados de alerta, como tristeza persistente, abandono de atividades que antes eram prazerosas e envolvimento deliberado em situações de risco.
O levantamento foi elaborado a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que reúne registros encaminhados pela rede de atenção à saúde e, em alguns municípios, por escolas e centros de assistência social.
O estudo realizado no contexto do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, mostra que, apenas nos últimos dois anos, a média diária de atendimento chegou a 137 na faixa etária especificada, incluindo casos de violência autoprovocada e tentativas de suicídio.
Sinais de alerta:
- Tristeza ou insatisfação persistentes.
- Abandono de atividades que antes eram prazerosas.
- Episódios de autolesão.
- Envolvimento deliberado em situações de risco.
- Ausência de expectativas ou planos para o futuro.
Onde buscar ajuda:
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde.
- UPA, SAMU 192, pronto-socorro e hospitais.
- Centro de Valorização da Vida (CVV): 180 (ligação gratuita) ou cvv.org.br
Nenhum comentário
Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.