Lapa: alunos de colégio estadual participam de pesquisas sobre sítios arqueológicos com pinturas rupestres
Alunos do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova participaram de um projeto que registrou os sítios arqueológicos presentes nos municípios de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, com o objetivo de identificar meios para utilizar esses registros em atividades pedagógicas na rede escolar.
Vídeo original
Os sítios arqueológicos visitados são o Morro da Lapa, onde está localizado o Santuário do Bom Jesus, local de atração para fieis em uma das maiores romarias do país. O outro sítio está localizado na comunidade do Tamarindo, zona rural de Serra do Ramalho.
"Os registros arqueológicos mostram motivos geométricos, linhas, pontos, figuras humanas e animais como peixes e pássaros. Esses elementos são caracteríticos da tradição do Vale do Rio São Franscisco", informa a equipe de estudantes em um vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo a equipe de pesquisadores, o sítio arqueológico do Morro da Lapa já está cadastrado no Iphan. No entanto, o sítio da comunidade do Tamarindo ainda não possui registro oficial, embora apresente relevância para a arqueologia regional e brasileira.
Os sítios possuíam registros de "práticas simbólicas e sociais dos povos pré-históricos que viveram na região", de acordo com o vídeo divulgado.
"Os registros rupestres despertam em nós, estudantes, o interesse pela investigação científica sobre a história local e pela valorização do nosso território", comenta a equipe de alunos e pesquisadores.
Nenhum comentário
Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.