Breaking News

Igaporã receberá 100 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida

Foto: Diretoria de Comunicação

O prefeito de Igaporã, Newton Francisco Neves Cotrim, assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de 100 casas populares, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social. O município dividirá o empreendimento em dois loteamentos denominados Morada Nova I e Morada Nova II, com 50 casas cada um.

Em Igaporã, o programa atenderá famílias residentes na zona urbana com renda bruta familiar mensal de até R$ 2.850,00, classificadas na faixa 1, e famílias com renda bruta mensal entre 2.850,01 e R$ 4.400,00, na faixa 2, limitadas a 10% dos beneficiários do empreendimento, conforme consta na Lei Municipal 001, de 8 de janeiro de 2025.

As famílias contempladas com as casas serão escolhidas por meio do Cadúnico, do Governo Federal. Portanto, a escolha dos beneficiados não será feita Prefeitura. Coube à administração municipal enviar uma lista de nomes pretendentes, inscritos nos programas sociais, constando mais de 2 mil pessoas.

Para participar do sorteio, é necessário que a família não possua imóvel próprio e tenha a mulher como responsável pela unidade familiar. Serão priorizadas, ainda, famílias onde há pessoas que possuem deficiência, inclusive aquelas do espectro autista, idosos, crianças ou adolescentes. Outros critérios constantes na Lei Municipal são: pessoas com câncer ou doença rara crônica e degenerativa; em situação de vulnerabilidade social; atingidos por desastres naturais em localidades com decreto de emergência ou calamidade; mulheres vítimas de violência doméstica; moradores de áreas de risco ou integrantes de povos tradicionais, como os quilombolas.

“O projeto tem por objetivo atender às demandas habitacionais da população de baixa renda, ao promover a moradia digna a famílias que se enquadram em critérios como vulnerabilidade social, renda familiar limitada. Buscamos reduzir o déficit habitacional e promover melhorias na qualidade de vida das famílias beneficiais”, explicou o prefeito.

O loteamento será construído em uma área que atualmente está entre o condomínio Green Park e o loteamento Irmã Dulce. A Administração municipal construirá ruas ligando os dois loteamentos populares ao bairro Alto da Usina. Uma delas passará onde, atualmente, estão as ruínas da antiga usina de beneficiamento de algodão, construída na década de 1950.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.