Breaking News

Eleições de Igaporã: Neto se consolida como maior líder político do município

Neto, Romilce e o deputado federal Neto Carletto. Foto: divulgação

As eleições de 2024 representaram uma mudança na história política de Igaporã, promovida pela maior vitória eleitoral alcançada por um candidato ao comando da prefeitura.



O atual prefeito Newton Cotrim – Neto – obteve 62,47% (6.463), enquanto que o candidato de oposição, o ex-prefeito Deusdete Fagundes de Brito, ficou com 37,53% (3.883) dos votos válidos. A diferença foi de 2580 votos entre o primeiro e o segundo colocado. Neto venceu em 35 das 36 seções eleitorais do município.

Os números de 2024 superaram a vitória alcançada pelo ex-prefeito Lucílio Fagundes, que obteve 1342 votos a mais do que o seu adversário nas eleições de 1988. A segunda maior vitória, antes dos resultados de 2024, foi obtida pelo próprio Deusdete, em 2004, quando venceu o segundo colocado com uma diferença de 1247 votos.

Além da ampla maioria do eleitorado, Neto conseguiu a eleição de 7 vereadores para sua bancada de apoio, contra 4 eleitos pela oposição. Assim, as duas bancadas permanecerão com os mesmos números atuais, a partir de 2025.

Neto obteve a terceira vitória consecutiva sobre Deusdete, além de quebrar a sequência de empates técnicos que se mantinha desde as eleições municipais de 2008.

Os dois líderes disputaram indiretamente as eleições de 2016. Neto venceu ao oferecer apoio decisivo na vitória do ex-prefeito José Sully, que superou em votos a ex-prefeita Rosana Cotrim, esposa de Deusdete.

Em 2020, os dois travaram a primeira disputa direta, quando Neto venceu a Deusdete, em uma eleição disputada voto a voto. Agora, Neto obteve nova vitória direta contra Deusdete. 

Os resultados de 2024 consolidam Neto como o líder político mais influente das últimas eleições. Na disputa do último domingo (6), ele voltou a superar uma união de líderes e ex-prefeitos, que se aliaram a Deusdete: o ex-prefeito José Calmito, a ex-prefeita Rosana Cotrim e os ex-candidatos a prefeito Dr. Zequinha e Zé Pichano.

As polícias civil e militar não registraram ocorrências relacionadas à votação do domingo ou nos momentos de comemoração, pelo grupo vitorioso. Todo o processo ocorreu em clima de ordem e paz, segundo declaração divulgada pela Polícia MIlitar.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.