Breaking News

O Brasil sofrerá desatres ambientais em ritmos cada vez mais rápido, diz especialista


Desastres ambientais causados por chuvas serão mais frequentes no Brasil, segundo o climatologista e meteorologista, Carlos Nobre. O especialista disse que o principal motivo é o aumento da tempratura global.

“Esse é o risco decorrente de nós continuarmos aquecendo o planeta, continuarmos lançando gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, entre outros. Se continuarmos aumentando, em 2023 teremos o recorde de emissões no planeta, vamos manter o aumento da temperatura e esses fenômenos que vivenciamos hoje serão brincadeira perto do futuro”, diz o pesquisador em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco.

Nobre ressalta que também é preciso preparar a sociedade, os sistemas econômicos e as populações das áreas de risco para enfrentar os fenômenos climáticos.

Apenas no último ano, ao menos quatro receberam atenção nacional: enchentes no sul da Bahia e norte de Minas Gerais ao longo de janeiro, deslizamentos em massa na serra fluminense em março, chegando a atingir a cidade histórica de Petrópolis. Em junho, Pernambuco foi fortemente afetado por sua pior enchente no século. Em dezembro, vários municípios de Santa Catarina ficaram alagados.

Acompanhe a reportagem a entrevista completa no Congresso em Foco (clique aqui).

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.