Igaporã receberá data center, em plano de expansão do Governo Federal
O município de Igaporã deverá receber um data center da plataforma Tik Tok, segundo reportagem do Intercept Brasil, a partir da política de expansão que será anunciada pelo Governo Federal. A reportagem da Web Rádio Igaporã apurou, junto a representantes da Prefeitura Municipal, que o alvará para construção já foi solicitado.
O data center seria construído próximo às subestações de energia elétrica, que operam nos parques eólicos instalados no município. O objetivo seria utilizar a oferta direta de energia. O fato já é comemorado por integrantes da administração municipal, pois a construção da obra e os impostos gerados pela operação do data center, reforçarão o orçamento municipal.
De acordo com o Governo Federal, a implantação dos data centers no país, vai oferecer mais autonomia na gestão da internet além de economizar bilhões de reais, anualmente, pela participação do país na rede mundial de computadores.
Preocupações
Apesar das vantagens econômicas alegadas pelas fontes governamentais, ambientalistas apontam para os riscos ecológicos com a implantação dos data centers. Alguns data centers estão projetados para regiões com pouca oferta de água, como o semiárido nordestino. É o caso de Igaporã e de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte, conforme o Intercept.
Os data centers dependem de milhões de litros de água para manter resfriamento de equipamentos. E operam 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa demanda colide com a realidade climática de alguns municípios programados para receber os empreendimentos.
O que são data centers?
Data Centers são instalações compostas por máquinas e sistemas de alta complexidade destinados ao armazenamento, processamento e tráfego de dados de internet.
Essas estruturas garantem segurança, velocidade e capacidade para inúmeras operações cotidianas na rede.
O presidente da Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), Renan Lima Alves, explica ao Portal G1 que data center é a "casa" dos servidores, que são os computadores responsáveis por processar todas as informações digitais que usamos diariamente.
No Brasil há 162 Data Centers, segundo estimativas da Associação Brasileira de Data Center. A maior concentração está no Sudeste, com 110. Logo na sequência vem o Sul, que registra 27, depois o Nordeste, com 15. O Centro-Oeste tem 8, e o Norte, 2. Com Informações dos G1, Intercept Brasil e Olhar Digital.
Nenhum comentário
Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.