Alerta! Risco de pandemia do vírus da gripe H5N1
No final de dezembro, o governador da Califórnia, Gavain Newsom, declarou estado de emergência por conta de um aumento nos casos de gripe aviária entre o gado leiteiro local. O anúncio ocorreu junto ao registro do primeiro caso grave da doença em humano.
Ambas situações acenderam um alerta de uma possível expansão da doença causada pelo vírus H5N1. E, para entender esse avanço e quais os riscos, Opera Mundi conversou com Cláudio Maierovich, médico sanitarista da Fiocruz de Brasília.
Com o avanço de casos nos Estados Unidos, e possivelmente em outros países, de acordo com o especialista, a situação pode significar que há uma "versão do vírus em ampla circulação" que é "facilmente" transmitido entre animais de algumas espécies de mamíferos.
"Essa ampla circulação aumenta a probabilidade de que alguma mutação favoreça a transmissão entre humanos e isso possa desencadear epidemias de doença grave, com alta letalidade", disse.
O especialista entende que o Brasil é um local de muitas interações com os Estados Unidos, sejam elas comerciais ou de turismo. Nesse sentido, afirmou que, caso o vírus passar a ser transmitido entre pessoas por via respiratória, "é grande a chance de que se torne pandêmico".
"É importante que haja monitoramento dos vírus em circulação, planos de resposta e preparação com produção de vacinas e estoque de medicamentos antivirais", declarou.
Nenhum comentário
Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.