Breaking News

Brasil: MPF teme liberação de megagrupos no WhatsApp, antes de janeiro de 2023



Por: Folhapress


O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo enviou um ofício ao WhatsApp indagando sobre a possibilidade de adiar até 2023 a estreia do recurso "comunidades", que possibilitará formar grupos com milhares de membros no aplicativo. Hoje, cada grupo de WhatsApp tem, no máximo, 256 integrantes.

Segundo o ofício, a nova funcionalidade pode "representar um real retrocesso do movimento de contenção de comportamentos abusivos potencialmente ligados à desinformação." O aplicativo foi o principal veículo de desinformação política na eleição de 2018.

A empresa de mensageria acaba de lançar em estágio experimental o recurso.

O WhatsApp se comprometeu com o TSE a não estrear as "comunidades" no Brasil antes do eventual segundo turno da eleição presidencial, marcado para 30 de outubro. A empresa, porém, não promete segurar o lançamento das comunidades entre o segundo turno e a posse presidencial no Brasil.

Mas o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o acordo do WhatsApp com o TSE acordo é "inadmissível e inaceitável".

O ofício obtido pelo jornal Folha de S.Paulo foi encaminhado para o diretor de políticas públicas do WhatsApp, Dario Durigan.

Nele, o MPF pede que a empresa, no prazo de 10 dias, preste "informações sobre a possibilidade de extensão do adiamento da implementação da nova funcionalidade, no Brasil, para o início do ano de 2023, considerando os riscos --antevistos pelo exemplo recente visto nos Estados Unidos da América-- que um aumento de viralização de conteúdos potencialmente desinformativos pode trazer para os direitos fundamentais de participação política dos cidadãos e das cidadãs deste país e para a integridade das instituições democráticas nacionais".

Nos Estados Unidos, na eleição presidencial de 2020, grande parte da desinformação que culminou na invasão do Capitólio em 6 de janeiro circulou após a votação, principalmente pelo YouTube.

O ofício também requisita detalhes sobre como funcionará o recurso, sobre quais os impactos que a nova funcionalidade trará sobre a atual política de enfrentamento à desinformação e à violência digital promovida pelo Whatsapp.

O MPF também indaga "quais as eventuais medidas regulatórias que o Whatsapp aventa implementar para fins de compensar os riscos que uma flexibilização dos atuais limites à viralização de conteúdos pode trazer para sua estratégia de enfrentamento à desinformação e à violência no mundo digital".

Segundo o ofício, o novo recurso de grupos com milhares de usuários pode diminuir os limites hoje vigentes para encaminhamento de mensagens por seus usuários, "e ir na contramão das diversas medidas que essa plataforma listou ao Ministério Público Federal como soluções adotadas para enfrentar comportamentos abusivos de impulsionamento em massa de conteúdo potencialmente desinformativo."

No sábado (16), Bolsonaro disse que vai propor uma reunião com o comando do WhatsApp no Brasil para discutir com a plataforma os termos do acordo com o TSE.

"Se eles [do WhatsApp] podem fazer um acordo desses com o TSE, podem fazer comigo também, por que não? Pode fazer com você, pode fazer com qualquer um. No Brasil, ou um produto está aberto a todo mundo ou tem restrição para todo mundo."

Na sexta-feira (15), ele havia dito que o acordo não tem validade. Ele, porém, não disse como poderia impedi-lo, já que se trata de um compromisso entre uma empresa privada e um braço do Poder Judiciário. O caminho legal seria o uso da AGU (Advocacia-Geral da União), por exemplo, para recorrer ao próprio TSE.

Procurado, o WhatsApp não quis se manifestar.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.