0 comments
Igaporã: Projeto Fortalecimento das Memórias e Tradições Rurais
Mais uma vez os moradores das comunidades rurais de Igaporã deram show nas Caravanas Culturais do Projeto Fortalecimento das Memórias e Tradições Rurais de Igaporã. As caravanas acontecem nas localidades polos de abrangência do projeto. Ontem (21) foi a vez da comunidade rural de Limeira, que em diversas formas representou suas origens e tradições. Várias famílias se reuniram na quadra esportiva do Núcleo Escolar de Limeira, e se maravilharam com as divertidas representações teatrais de “Causos que o povo conta” e diversas outras manifestações que constituem a identidade cultural dos moradores locais.
O projeto promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Programa Catavento busca resgatar e fortalecer as manifestações culturais das comunidades rurais do município. Na primeira etapa do projeto buscou-se instigar os moradores das comunidades em oficinas de Cultura e Patrimônio, Oralidade e Escrita, Teatro e Dança e com rodas de conversa para a construção de um acervo iconográfico que será publicado (livro de memórias e vídeo institucional), estimulando a preservação do patrimônio material e imaterial dos povos envolvidos. Esse trabalho está sendo exposto através das Caravanas Culturais.
“É gratificante para a equipe da Secretaria de Cultura perceber a alegria e satisfação das comunidades atendidas pelo projeto. Acompanhando as oficinas, pude perceber quanta riqueza cultural e talentos estão ocultos em nossas comunidades. É preciso, pois, oferecer oportunidades para que nossa gente se desenvolva e mostre a diversidade existente em cada canto de nosso município”. Afirmou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Daiana Oliveira.
A próxima Caravana Cultural irá acontecer no próximo sábado (26) na comunidade de Barreiro da Conceição e a Culminância final no dia 04 de maio ás 17:00 horas na Praça do Forró.
Com divertidas representações teatrais de “Causos que o povo conta” os moradores de Limeira representaram suas origens e tradições.
O projeto busca resgatar e fortalecer as manifestações culturais das comunidades rurais do município.

Fonte: ASCOM/PMI
escrever um comentário
Nenhuma visualização disponível
Você pode ser o primeiro a deixar um comentário