
Igaporã: Neto participa de reunião para apresentação do projeto da Adutora do São Francisco
O prefeito Newton Cotrim (Neto) participou de uma reunião na sede da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, no último dia 9 de fevereiro, quando foi apresentado o projeto de construção da Adutora do São Francisco, que beneficiará Igaporã, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa.
O projeto foi apresentado pelo Superintendente Harley Xavier Nascimento a Neto, ao prefeito local, Fábio Nunes, e a representantes da administração municipal de Riacho de Santana. A obra beneficiará as três cidades com algumas comunidades rurais.
O projeto arquitetônico foi elaborado e pago pela Companhia. Segundo Neto, há um esforço da Codevasf pela obtenção dos recursos, mas ele entende a dificuldade para o custeio da obra orçada em cerca de 230 milhões de reais. Somente o projeto custou à instituição cerca de 1,5 milhão.
Tanto Neto, quanto Fábio Nunes e os representantes de Riacho de Santana ressaltaram a importância da adutora para uma região que vê aumentar a escassez na oferta de água potável, ficando à mercê do fornecimento pelo Rio São Francisco.
Durante a sua fala, Harley Xavier disse que os passos seguintes dependerão dos esforços de cada município em mobilizar os seus apoios junto ao Governo Federal. Neto adiantou que alguns deputados com representações nas três cidades já se mobilizam para incluir a obra no orçamento federal.
O abastecimento de água a partir do São Francisco foi cogitado desde o início da construção da Adutora do Algodão, a partir de 2012, que abasteceu Guanambi e vizinhas. Dentre as possibilidades apresentadas à época, surgiu o projeto de um prolongamento do sistema de Matina até Igaporã. No entanto, a obra não foi executada e o município permanece dependente de poços artesianos.
Nenhuma visualização disponível
Você pode ser o primeiro a deixar um comentário