Catadores de materiais recicláveis de Igaporã receberam um local para trabalharem fora do aterro sanitário, como ocorria anteriormente, onde poderão recolher os objetos descartados pela população para posterior revenda na cidade.
A Administração Municipal entregou equipamentos de segurança (EPI’s) aos catadores na última terça-feira (29), um galpão estruturado e equipado para os trabalhos da categoria, além de disponibilizar um veículo para fazer a coleta na zona urbana.

O próximo passo será a formação de uma associação de catadores, apoiada pela Prefeitura, que oferecerá suporte e treinamento para que os trabalhados atuem em segurança e consigam maior renda com a sua atividade.
“A Prefeitura Municipal reformou o antigo abatedouro para servir de local de trabalho aos catadores de materiais recicláveis. Além disso, contratou uma empresa que está fornecendo assessoria para constituição da associação e organização dos trabalhos, até que o grupo possa atuar por conta própria”, detalhou Alan Fagundes, Secretário de Governo.
Ele acrescentou que nos próximos dias todos os esforços se concentrarão no registro legal da associação dos catadores. O Secretário disse, ainda, que quando o esquema de coleta estiver funcionando, o veículo liberado para os catadores seguirá o caminhão compactador que faz o recolhimento atualmente na cidade.

O Secretário acrescentou que a Administração Municipal iniciará uma campanha pública de grande abrangência, informando a população sobre a nova forma de recolhimento do lixo doméstico e dos estabelecimentos comerciais. Todo o material reciclável deverá ser armazenado de forma separada, para ser entregue aos representantes da associação no veículo próprio, enquanto o lixo não reciclável continuará recolhido pelo caminhão e destinado ao aterro sanitário.
Alan Fagundes também descreveu o novo esquema para o lixo produzido pelo Hospital Municipal José Olinto Cotrim, as unidades de saúde das famílias e postos de saúde da família, na sede e zona rural. Todo o material será recolhido separado do lixo urbano por uma empresa contratada pela Prefeitura.
Além do local e dos materiais já entregues aos catadores, a Administração Municipal busca junto à iniciativa privada o financiamento de uma prensa e uma esteira para utilização no galpão, pelos catadores de material reciclável, segundo o secretário.
Nenhuma visualização disponível
Você pode ser o primeiro a deixar um comentário