A Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, alertou que cerca de 83% dos municípios baianos enfrentarão dificuldades para pagar o 13º salário em 2015. A declaração foi feita no discurso de abertura do 4º Encontro de Prefeitos, em Guarajuba, litoral norte da Bahia. Quitéria reivindicou maior atenção do governo para com os municípios frente a crise e questões institucionais enfrentadas pelos gestores.
A Secretária de Governo de Igaporã, Jânia Núbia, informou à nossa reportagem que a Administração Municipal se reunirá durante esta semana para traçar as estratégias de enfrentamento à redução na receita e nos repasses de verbas. Serão definidos “mecanismos que amenizem a situação de crise que estamos enfrentando”, afirmou Jânia.
No evento promovido pela UPB, os gestores entregaram a Carta dos Prefeitos ao Governador Rui Costa, convidando-o a participar de uma audiência para discutir um cronograma de pagamentos das despesas em Restos a Pagar de 2014, regularizar os repasses em atraso, criar comissão para definição de despesas de responsabilidade do estado para com os municípios, apoiar a criação do CPMF compartilhado entre Estado e Municípios.
Para Quitéria, a crise econômica que atinge o País tem causado impacto na receita de grandes e pequenos municípios baianos. Para ela, a maioria das prefeituras está em situação de falência, com dificuldades até mesmo para pagar a folha. (Com informações da UPB).
Nenhuma visualização disponível
Você pode ser o primeiro a deixar um comentário